A Cruz de Fogo é o quinto livro da saga Outlander, de Diana Gabaldon.

De acordo com o Goodreads, iniciei a leitura em 6 de novembro de 2018 e terminei em 31 de dezembro de 2019. Foi um ano de volta do livro. Não me apanham noutra.

Não me interpretem mal. Eu gosto muito de Outlander. Acho que a história parte de um pressuposto muito interessante e tem momentos muito bons. Mas, convenhamos, livros com 1300 páginas são grandes demais em todos os aspetos. São desconfortáveis de manusear e, por mais interessante que seja a narrativa, acabam por se tornar maçudos.

Os primeiros capítulos deste livro, em particular, pareceram-me intermináveis, sem que a ação se desenrolasse por mais páginas que lesse. Aos poucos vai-se tornando mais desenvolto mas, ainda assim, com demasiadas páginas desnecessárias.

Capa da edição portuguesa de “A Cruz de Fogo”

Vou tentar não entrar em detalhes para evitar spoilers, para quem ainda não conhece Outlander.

Claire é uma enfermeira de guerra que, após a segunda guerra mundial, viaja com o seu marido para a Escócia. Aí, num antigo círculo de pedras, Claire é “transportada” 200 anos para o passado. Na Escócia do século XVIII acabará por encontrar Jamie, o amor da sua vida. As aventuras sucedem-se, quer na Escócia quer em França até que, finalmente, acabam por chegar à América.

E é aí, precisamente, que os encontramos em “A Cruz de Fogo”, o quinto livro da série. Uma América primitiva, muito rural, que tem tanto de paradisíaco como de assustador. As primeiras convulsões pré guerra-civil norte-americana sucedem-se e a vida pacata no campo parece ter os dias contados.

Em meados de fevereiro, chegará à TV, também, a quinta temporada desta série.

A série televisiva não é exemplarmente fiel aos livros, mas tem uma qualidade indiscutível. Posto isto, irei esperar pelas temporadas seguintes para acompanhar a história. Os próximos livros estão na prateleira e lá ficarão.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close Menu