A Lua demora 27.32 dias a completar a sua rotação em torno da Terra. Este não é, porém, um percurso circular mas sim elíptico. O ponto central da órbita não se encontra no centro do nosso planeta mas sim no baricentro dos dois, isto é, no centro de massa comum do sistema Terra/Lua (que fica situado a cerca de 2/3 do raio da Terra). Deste modo, há alturas em que o satélite se aproxima mais da Terra e alturas em que se afasta mais. À fase de maior proximidade chama-se perigeu e à fase de maior afastamento chama-se apogeu.

Órbita da Lua (com a forma da elipse muito exagerada)
Órbita da Lua (com a forma da elipse muito exagerada)

Uma vez que este é um ciclo quase mensal (cerca de 28 dias), é correto afirmar que todos os meses a Lua passa pelo perigeu e pelo apogeu, ou seja, todos os meses ela se aproxima e se afasta da Terra. Se considerarmos a distância média da Terra à Lua (384000 km), esta variação corresponde a cerca de 6% de diferença.

Obviamente estes números traduzem-se naquilo que podemos observar: durante o perigeu a Lua tem um tamanho aparente 12% maior e cerca de 30% mais brilho que no apogeu .

Mas será isto o suficiente para lhe chamar Super Lua? Supondo que a Lua tem, tipicamente, um tamanho aparente de, digamos, 10 cm, isso resulta numa Lua de 11,2 cm no perigeu. Super?!

Por outro lado, se todos os meses a Lua passa pelo perigeu, porque motivo não há uma Super Lua mensal? Bem, isso deve-se ao facto de que o perigeu nem sempre coincide com a Lua Cheia e, embora ela também se aproxime da Terra durante os Quartos, ninguém lhe dá importância.

Durante os últimos anos, talvez devido aos excessos de alguma comunicação social e à proliferação de mensagens nas redes sociais, o fenómeno da Super Lua tem sido exacerbado para além da sua importância real. As pessoas, aparentemente fascinadas com o evento, talvez não tenham consciência que todos os meses há uma Lua Cheia, praticamente indistinguível da “Super Lua” e para a qual vale sempre a pela olhar!

Lua Cheia, 3 de Março de 2007
Lua Cheia, 3 de Março de 2007

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close Menu