Ontem, pelas 13h40m, a região de Leiria foi abalada por um sismo de magnitude 3.2 na escala de Richter. O epicentro terá sido a cerca de 7 km a norte da cidade de Leiria, na zona de Regueira de Pontes, com o foco a aproximadamente 15 km de profundidade. Os relatos mais afastados que li acerca deste evento são de São Pedro de Moel, a 18 km do epicentro.

epicentro
Localização do epicentro

Segundo o IPMA, na região epicentral este sismo terá sido sentido com uma intensidade de grau III (fraco), na Escala de Mercalli Modificada: “Sentido por pessoas dentro de casa, especialmente nos andares mais elevados. Muitas pessoas não o reconhecem como um sismo. Os automóveis estacionados podem abanar ligeiramente. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de um camião. É possível estimar a duração. Os objetos pendentes, como candeeiros, podem balançar.”

Pessoalmente, senti o abalo durante cerca de 4 a 5 segundos. Foi também percetível um ruído cuja origem não consigo definir. Estávamos quatro pessoas à mesa no final do almoço, num segundo andar 6 km a sul do epicentro, mas apenas dois de nós sentimos que algo se passava. Imediatamente após a passagem do tremor, alguns cães na rua começaram a ladrar (mas não posso garantir que tenha sido em consequência deste evento.)

Escala de Mercalli
Intensidade dos sismos, de acordo com a Escala de Mercalli Modificada

Poderá consultar os dados relativos a este evento sísmico, na página do European-Mediterranean Seismological Centre.

This Post Has 2 Comments

    1. carlos

      Obrigado pelo comentário Dr. Fernando. :) Na altura em que criei o mapa o IPMA apontava dois locais distintos para o epicentro e, daí, optei por referir a localização indicada no emsc-csem.org (que deve ser apenas aproximada).

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close Menu