Este simpático Bufo bufo (Linnaeus, 1758) apareceu a nosso lado durante a 5ª noite das European Moth Nights deste ano. Obviamente tornou-se, também ele, num ótimo modelo para mais uns instantâneos fotográficos.

Apesar de ser uma espécie amplamente distribuída, tem-se vindo a assistir nos últimos anos, a uma diminuição dos seus efetivos populacionais. A destruição de habitats e de locais de reprodução estão entre as maiores ameaças à espécie. De igual modo, a poluição dos cursos de água, a eutrofização de charcos e lagoas e a introdução de espécies exóticas têm contribuído para o seu declínio.

O sapo-comum apresenta hábitos essencialmente terrestres mas regressa ao mesmo ponto de água, ano após ano, na época reprodutiva. Estas viagens, que podem chegar a atingir alguns quilómetros, sujeitam estes animais a frequentes mortes por atropelamento.

Alimentando-se de centopeias, moscas, borboletas, lesmas e minhocas, são conhecidos, desde há muito, como amigos dos agricultores. Lamentavelmente são ainda perseguidos por aversão e superstições sem fundamento. Este simpático anfíbio merecia melhor sorte!

[nggallery id=42]

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.